Minha aposentadoria foi negada pelo INSS. Como proceder?

  • por

O recebimento da aposentadoria é um momento muito esperado pelos trabalhadores, os quais passaram grande parte da vida contribuindo à previdência almejando, no futuro, uma qualidade de vida. 

Contudo, mesmo com os requisitos legais preenchidos e documentação necessária, o pedido é negado pelo INSS. O que fazer nesse caso? Confira.

Minha aposentadoria foi negada pelo INSS. O que eu faço?

Não é novidade para ninguém que o INSS é extremamente rígido e burocrático, não é? 

São centenas de requerimentos de benefícios por dia e, com isso, é possível que o INSS não analise corretamente a documentação apresentada ou, ainda, não conte o tempo de trabalho do requerente corretamente.

Os benefícios mais comuns de serem negados são aqueles que precisam de perícia médica, tais como benefício por invalidez. No entanto, com as aposentadorias não é diferente.

Quando se trata de aposentadoria especial, a qual possibilita uma diminuição no tempo de contribuição em razão do trabalho com certo grau de periculosidade ou insalubridade, é comum que o INSS não reconheça o tempo que foi exercido determinado trabalho e negue o pedido, inviabilizando o recebimento da aposentadoria. 

Também, ocorre negativa nos casos de aposentadoria rural, tendo em vista a dificuldade de comprovar o tempo de trabalho por documentos. 

Porém, é possível reverter esta situação através de uma ação judicial. Ou seja, o juiz irá analisar seu caso concreto e a documentação existente, considerando aspectos pessoais e mais justos e, com isso, a chance de êxito é muito grande.

Não dá para deixar que o INSS impeça você de se aposentar, mesmo com todos os requisitos necessários preenchidos, busque seus direitos.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário no post, ou entre em contato conosco através do telefone (48) 3365-0333, será um prazer lhe orientar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *